De acordo com o deputado, um abrigo trará mais segurança à vida dos animais

Yglésio comemorou o fato de o poder público ter acatado sua indicação

Assim como a saúde, o meio ambiente tem tido bastante destaque no mandato do deputado estadual Dr. Yglésio (PROS), que já enviou uma série de medidas ao executivo municipal para a manutenção da natureza e proteção dos animais. Dessa vez, o parlamentar apresentou à Assembleia Legislativa uma indicação à prefeitura de São Luís sugerindo a criação de um abrigo público para o acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade.

A indicação, que se destina especificamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, chama a atenção para uma realidade bastante preocupante, pois segundo um levantamento feito pelo O Estado, no ano de 2018, a capital maranhense possuía uma média de 15 mil animais abandonados, sendo cães e gatos a grande maioria entre eles.

“Sem abrigo e até mesmo sem segurança alimentar, os animais estão suscetíveis a ataques criminosos, como os que já ocorreram na praça dos gatos, localizada no bairro da Areinha, onde muitos animais foram mortos de forma cruel e isso não pode mais acontecer!”, exclamou o deputado.

Hoje, a prefeitura não possui órgãos destinados para essa finalidade, ficando somente a cargo das Organizações Não Governamentais (ONG’s), que acolhem esses animais, dependendo apenas de doações da iniciativa privada e de pessoas físicas.