O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) apresentou recentemente à Assembleia Legislativa requerimentos solicitando a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer. O texto do projeto é autoria do parlamentar e tem grande importância para a sociedade no âmbito da saúde, que é a especialidade e a principal bandeira levantada pelo deputado.

“O estatuto da pessoa com câncer vai proporcionar aos pacientes direitos essenciais para que tenham a sua dignidade assegurada pelo poder público”. Por isso, estabelecer uma diretriz como essa fortalece a luta das pessoas que, hoje, lutam contra o câncer, essa doença terrível que cessa a vida de milhares todos os anos”, disse o deputado.

O Estatuto da Pessoa com Câncer foi apresentado no dia 10 de fevereiro e, desde então, aguarda tramitação na Casa do Povo, assim como muitas outras que também tem grande importância para o maranhense e precisa ter sua tramitação agilizada no legislativo.

Até hoje, de acordo com informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o parlamentar é o mais produtivo do legislativo estadual maranhense e já apresentou um total de 949 proposições em um ano e meio de mandato, sendo 673 indicações, como a Vara Especializada em Saúde Pública, que foi recentemente atendida, além dos 94 projetos de lei – muitos aprovados, porém, grande parte segue aguardando tramitação, bem como outros tipos de proposições.