Com o intuito de prestar mais transparência nas informações sobre a Covid-19 no estado do Maranhão, o deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) encaminhou uma indicação para o Governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) e o Secretário estadual, Carlos Lula (Saúde), para que sejam incluída o marcador étnico-racial nos dados oficiais, inclusive nos boletins diários, sobre a covid-19.

A informação, justifica a indicação, pode servir para identificar os grupos mais vulneráveis à pandemia, além de auxiliar em estudos posteriores sobre os impactos da pandemia nas populações do Maranhão.

O Governo do Maranhão divulga diariamente boletim com dados detalhados, como sexo, faixa etária, domicílios dos infectados além dos casos confirmados, recuperados e óbitos, como também a quantidade de testes realizados. Outras informações, como o status do paciente também são fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde.

A inclusão do marcador étnico-racial reforça a transparência na divulgação de dados públicos sobre a covid-19 no Maranhão.