Frente aos crescentes casos de abuso e exploração sexual de crianças no Estado, principalmente nos municípios do interior maranhense, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de indicação, solicitou ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, a intensificação de ações preventivas de combate ao abuso sexual infantil.

“Fizemos essa solicitação ao secretário Jefferson Portela por conta do crescente número de casos noticiados de abuso e exploração sexual contra crianças no Estado, dando certo destaque ao interior, que possui menos estrutura para coibir esses crimes”, explicou o parlamentar.

Como destacou o deputado, os casos de abuso sexual não só contra as crianças, mas contra adolescentes, vêm crescendo a cada dia apesar da existência de políticas públicas voltadas para coibir esse tipo de crime que, além de impedir a infância à criança, pode, inclusive, cessar uma vida que está apenas começando.

Consumo de drogas por menores de idade

Recentemente, o parlamentar deu início à discussão sobre a presença e o consumo de drogas por crianças no centro da cidade, especialmente na área do Reviver, local bastante frequentado por jovens aos fins de semana.

Ao lado de órgãos como a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e a Defensoria Pública Estadual, o deputado vem buscando a efetivação da aplicação de ações que coíbam essas situações, além da aplicação de políticas públicas voltadas para o público infantil, tendo o afastamento das drogas como principal objetivo.

Em caso de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, ligue para o número 100, o Disque Direitos Humanos. A denúncia é anônima.