Começou tramitar na Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei, de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS), que pode tornar a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Estado do Maranhão – ASPA/MA uma entidade de utilidade pública.

A instituição é uma associação civil sem fins lucrativos que tem travado lutas em defesa da educação do ensino fundamental, médio e superior.

É relevante o trabalho que a Aspa/MA tem desempenhado. No início do ano letivo de 2020, os pais brigaram contra preços abusivos praticados pelas escolas na questão do estudo bilingue. O deputado Dr. Yglésio foi uma das vozes a defender a causa de uma educação de qualidade. Já, mais recente, durante a pandemia, a Aspa voltou a ter um papel importante na garantia de uma educação de qualidade.

Os associados, mais uma vez, foram contra a prática de Educação à Distância com alunos não habituados com o ensino, além de enfatizarem claro que o serviço contratado presencial. A voz do deputado Dr. Yglésio também se fez presente neste momento. Foi uma emenda do deputado Yglésio que alterou o Projeto de Lei 88/2020 e fez um desconto escalonado, de 10% a 30%, dependendo do porte da escola. A emenda contemplou tanto pais quanto escolas com menor poder econômico.