Dado pode contribuir para a conscientização da população em relação à importância do isolamento social

Os números do novo coronavírus no Maranhão apontam para 13.238 casos totais confirmados. Este dado é divulgado diariamente pela SES em conjunto o número de óbitos, que já somam mais de 500 em todo o estado. No entanto, diferente dos casos positivos da covid-19, os óbitos não são divulgados em relação aos bairros onde as pessoas residiam.

Por conta disso, foi enviada recentemente à Secretaria de Estado da Saúde uma indicação de autoria do deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) que sugere que os boletins diários sobre a covid-19 apontem em quais bairros os óbitos ocorreram. Isso já ocorre em relação aos casos confirmados e pode servir como alerta às pessoas para que sigam em isolamento social, visto que há um certo grau de fatalidade do vírus.

“A veiculação desse tipo de informação pode ajudar nos esforços da saúde para a conscientização sobre a importância do isolamento social. Sabendo que houveram um determinado número de mortes em cada bairro da cidade, as pessoas passam a ficar mais reclusos em casa, com medo da infecção”, explicou o deputado.

A inclusão desse tipo de informação está longe de ter um caráter alarmista, pois o que se prioriza é o acesso à informação das pessoas em relação à localização dos óbitos e, como já pontuamos, isso pode ajudar na conscientização da população em relação ao isolamento social.