As peças serão fabricadas com material reciclável e beneficiarão pacientes do SUS em São Luís

Yglésio comemorou o fato de o poder público ter acatado sua indicação

O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) protocolou nesta segunda-feira (21) a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 20 mil para a confecção de órteses. A fabricação das peças, que utilizarão material reciclável, será realizada pelos internos do Complexo Penitenciário São Luís, no bairro Pedrinhas, entrando no rol de atividades laborais como uma forma de ressocialização. Além disso, as peças serão destinadas ao sistema público de saúde na capital.

Segundo a Mariana Brandão, Terapeuta Ocupacional da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), uma das principais organizadoras do projeto que cuida da produção, as órteses são essenciais para o tratamento dos pacientes e o apoio do deputado é essencial para ajudar cada vez mais pessoas.

“A utilização das órteses melhora o processo de recuperação funcional dos pacientes. O deputado conheceu o nosso projeto e abraçou a causa, o que nos deixou muito felizes porque isso beneficiará muitos pacientes que, hoje, não têm acesso a esse tipo de material na rede púbica de saúde”, disse a terapeuta.

O mandato do deputado sempre deu foco à saúde e, segundo ele, fomentar esse tipo de projeto contribui para cuidar das pessoas, o que sempre foi um viés do seu trabalho na Assembleia Legislativa.

“Projetos como esse precisam ser vistos pelo poder público e ao fazermos isso, destinar apoio financeiro fomentando algo que vá beneficiar nossos pacientes, reafirmamos o nosso total interesse em cuidar das pessoas, principalmente aquelas que têm somente o SUS como forma de cuidar da saúde”, disse o deputado.

O mandato do deputado estadual tem destinado esforços acentuados para a saúde, dando destaque a grupos específicos, como as pessoas com câncer, fibromialgia e, principalmente, para as pessoas com deficiência.