Em publicação feita em suas redes sociais, nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) voltou a exigir à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado que se adotem medidas eficazes para o combate ao novo coronavírus não apenas em festas, mas também em transportes públicos – principalmente em horários de pico.

No final de janeiro, o parlamentar já havia feito uma indicação na Assembleia Legislativa a respeito do contágio nos transportes públicos, mas voltou a falar da importância das medidas após receber uma denúncia. Em vídeo, um cidadão mostra um ônibus lotado, da rota Calhau-Litorânea.

“A gente precisa fazer uma reestruturação urgente, isso não é brincadeira. Não adianta a gente fechar festa e a coisa ficar desse jeito, cheio de pessoas dentro de um coletivo. O efeito de transmissão disso aí é exatamente o mesmo”, afirmou o deputado em sua postagem. “Ou a gente faz o enfrentamento adequado da situação, e isso pressupõe em todos os setores as medidas serem cumpridas, ou a gente vai ficar enxugando gelo”, concluiu.

Há algum tempo, o parlamentar vem trazendo o assunto à tona. Logo após a decisão do juiz Douglas Martins de proibir shows durante as festividades do carnaval com o intuito de evitar aglomerações, Yglésio afirmou, em entrevista à TV Mirante, que “quem está afetado [pela decisão] tem o direito de ficar chateado”.

O deputado ressalta que compreende a importância da decisão judicial, mas que evitar festas não é o suficiente para a contenção do vírus. “É importante também a gente trabalhar em outras frentes, do transporte, de supermercados, das escolas, como deveríamos ter atuado também, na época da eleição”, afirmou.