Durante pronunciamento realizado na manhã de hoje (23), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Yglésio Moyses (23) defendeu que sejam suspensas as aulas por duas semanas. A fala do deputado foi motivada pela atual situação de coincidência entre a baixa testagem de pacientes com suspeitas de covid-19 e o período de chuvas, levando em consideração os riscos que esse cenário pode trazer à saúde dos estudantes.

“Há a necessidade de suspensão das aulas, temporariamente, por quinze dias, as aulas nas escolas. Olha a situação das chuvas! Imagina a quantidade de doença respiratória que isso tem gerado e o nível de transmissão que tem sido levado às pessoas, dentro de casa”, pontuou o deputado.

Conforme destacou o deputado, os jovens têm sido os principais vetores da doença. Com o retorno às aulas, aliado às aglomerações que ocorrem diariamente no transporte coletivo de São Luís, a situação do Estado, em especial a capital, tende a piorar com o passar dos dias.

Yglésio ainda disse que as principais universidades da capital estão sem prestar aulas de qualidade desde o início da pandemia, principalmente em relação aos cursos da saúde.

Sem testagem no Estado

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de casos diários da covid-19, no Maranhão, segue em estabilidade desde outubro de 2020, sem picos expressivos. No entanto, como também destacou o parlamentar, o Estado não está realizando testagens.

“Nós (Estado e municípios) reduzimos, absurdamente, o número de testagens. Houve um verdadeiro derrame de dinheiro nessas Prefeituras para a criação de uma estrutura pra tratar de covid, mas acreditem: os testes acabaram! Não tem prefeitura testando”, disse o deputado. “Quando você vê os dados do governo, no boletim da SES, um “pouquinho” de casos, é porque não tá mais testando!”, concluiu.