Recentemente, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), por meio de indicação enviada à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís – SMTT, solicitou ao Cláudio Ribeiro, titular da pasta, que sejam tomadas medidas de combate à covid-19 dentro dos ônibus da rede de transporte coletivo da capital.

A solicitação do parlamentar reflete a preocupação que deve haver em relação às aglomerações que ocorrem dentro dos ônibus, justificadas por uma série de fatores, mas que põem em risco a saúde dos passageiros devido à grande disseminação não só da covid-19 em si, mas das novas cepas que, de acordo com as autoridades em saúde, possuem maior capacidade de contágio e podem já estar influenciando no aumento de casos de covid-19 em vários estados.

“Apesar da situação ainda difícil, as pessoas precisam de um transporte coletivo que proporcione um ambiente seguro para a saúde delas. O que a gente vê, hoje, são aglomerações dentro dos coletivos e isso aumenta ainda mais o grau de contágio da doença entre as pessoas”, disse o deputado. “Por isso, precisamos que as autoridades competentes reforcem as medidas de proteção e higienização eficiente dentro dos coletivos para que as pessoas possam sair de suas casas seguras de que, no transporte público, por mais difícil que seja, elas consigam se proteger contra essa doença”, concluiu o deputado.

Conforme destacou o deputado, essas aglomerações podem contribuir para o aumento de casos da covid-19 e coincide exatamente com atual cenário em os números, de fato, estão aumentando, sendo necessária a tomada de uma série de medidas de contenção da doença pelo governo estadual.