A “Semana do Lixo Zero” no Maranhão, que ocorre atualmente na primeira semana do mês de junho, passará a ser do dia 23 de outubro a 01 de novembro. Essa alteração poderá ser feita pelo Projeto de Lei nº 047/2021, do deputado estadual Yglésio Moyses (PROS). A matéria foi aprovada na manhã de hoje (20), durante Sessão Plenária remota e aguarda sanção governamental.
De acordo com o projeto, a proposta de alteração da Lei Ordinária Estadual 11.136, de 22 de outubro de 2019, que instituiu o evento no calendário maranhense, se justifica destacando que vai adequar o nosso calendário ao nacional.
A Semana Lixo Zero acontece todos os anos em diversos países e no Brasil ela é destaque pela sua dimensão e impacto positivo que causa na sociedade, pois
é notável o salto ambiental positivo em todos os setores da sociedade que este evento causa. A ideia é mobilizar o máximo possível de organizações e pessoas, para durante uma janela de uma semana, propor discussões e transformações reais na maneira como lidamos com nossos resíduos.
Ainda segundo o projeto, por meio do alinhamento entre os calendários estadual e nacional, haverá uma maior efetividade na redução do lixo no período destacado, fortalecimento da saúde e, principalmente, no cuidado e proteção ao meio ambiente.
Lixo Zero no MA
A Lei nº 11.136, de 22 de outubro de 2019 que, como já destacado, instituiu a Semana do Lixo Zero no Maranhão e estimula vários setores: fomentar a economia solidária e a inclusão social; proporciona soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover ações educativas e de conscientização sobre a temática; e incentivar o consumo consciente.