O deputado Yglésio Moyses (PROS) fez um relato, na sessão plenária desta terça-feira (14), da situação financeira por que passa o Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento do câncer no Maranhão. Segundo o parlamentar, a instituição tem acumulado dívidas milionárias para custear sua estrutura hospitalar, evitando que serviços importantes deixem de ser oferecidos.
“É preciso um esforço conjunto para que possamos ajudar o hospital. Uma saída seria a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado aumentarem o valor do repasse à instituição. Além disso, as prefeituras dos municípios cuja população precisa desse atendimento também poderiam ajudar”, apelou o deputado.
Ainda durante o discurso, Yglésio destacou que enviou à Secretaria de Gestão e Previdência a proposta com a possibilidade de consignação em folha de pagamento para a destinação de recursos para o hospital. Na prática, cada servidor doaria um valor específico para o Aldenora Bello, que seria descontado do seu vencimento.
Emendas
Em 2019, o deputado liderou um movimento parlamentar que culminou na destinação de R$ 4,2 milhões em emendas parlamentares para o hospital filantrópico. Cada um dos 42 parlamentares destinou R$ 100 mil, o que proporcionou a reabertura de setores com equipamentos novos e serviços antes paralisados.