Mês de conscientização sobre o câncer de boca
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (13), em primeiro turno, o Projeto de Lei 299/2021, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PROS), que propõe incluir, no calendário maranhense, o mês de maio como período de combate ao câncer de boca.
A iniciativa tem como objetivo garantir campanhas de conscientização sobre a doença.
Explicou o parlamentar em seu projeto.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, até 2022, sejam diagnosticados 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe no Brasil. A incidência maior, segundo a estimativa, recai sobre os homens: 11.180 casos (73,6%). Em se tratando das mulheres, o número pode chegar a 4.010 (26,3%).
Complicações da doença
Ao contrário do que se pensa, o câncer de boca, por si só, não leva um paciente a óbito, mas ocasiona uma série de outras complicações à saúde. Por estar em uma região com um número alto de vasos sanguíneos, a probabilidade de metástase é superior a outros tipos de câncer.
O número de pessoas com câncer de boca no mundo vem caindo ao longo dos anos. Entretanto, as taxas de contaminação pelo vírus do papiloma humano (HPV), um dos causadores da doença, crescem tanto em homens quanto em mulheres.