Biografia

PERFIL

Deputado estadual, médico e professor universitário, Yglésio Luciano Moyses Silva de Souza, conhecido como Yglésio Moyses, tem 40 anos, é casado e pai de três filhos.

Está no primeiro mandato com uma votação expressiva de 39.804 eleitores para o quadriênio 2019-2022, pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, Yglésio tem como principais bandeiras a saúde, educação, direitos humanos, economia e mobilidade.

Sua carreira política teve início no ano de 2012, em São Luís, quando disputou as eleições para vereador, obtendo 1.432 votos. Em 2014, chegou a disputar as eleições para deputado estadual, mas ficou como primeiro suplente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 16.032 votos.

No ano de 2013, assumiu a direção do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), maior hospital de urgência do Maranhão. Lá, ficou nacionalmente conhecido pela campanha de doação de alimentos e insumos que organizou, após ter recebido o comando daquela unidade de saúde em uma situação difícil.

Este ano, o parlamentar disputou as eleições municipais para o cargo de prefeito, obtendo 9.816 votos.

Hoje, fazendo parte da base do governo, mas com perfil independente, ele é o deputado mais atuante da Casa do Povo em termos de produção legislativa, com mais de 1.060 proposições.

Educação e Carreira Acadêmica

Aluno do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, foi aprovado em 1998 em Medicina e Direito pela Universidade Federal do Maranhão, quando passou em 1º lugar Geral do Vestibular. Concluiu a faculdade e foi aprovado em 9 concursos de Residência Médica, optando por fazer Cirurgia Geral e Avançada no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Já em 2006, alcançou aprovação para Residência Médica no processo seletivo do Hospital AC Camargo, em São Paulo.

No ano de 2008, ingressa no Doutorado em Fisiopatologia Experimental da Universidade de São Paulo, concluindo-o, em 2009, em tempo recorde.

De 2008 a 2009, foi discípulo do Dr. Almino Cardoso Ramos, atual presidente da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO, sigla em inglês), com quem publicou o primeiro trabalho clínico em humanos sobre cirurgia de diabetes (by-pass duodenojejunal), publicado na Obesity Surgery, revista científica referência sobre Cirurgia Bariátrica.

Foi aprovado, em 2010, para o concurso de Professor de Anatomia da UFMA, sendo o mais jovem professor Doutor da história do Departamento. Permaneceu naquela Instituição de Ensino Superior (IES) até o ano de 2015.

Em toda sua trajetória profissional, foi aprovado em mais de 20 concursos públicos, a maioria deles nas primeiras posições.

Possui os seguintes títulos profissionais: Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, especialista em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo, Membro Associado da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support